segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Roma - parte 1

Pretenciosa eu? imagine!
Se voces pudessem contar as fotos que trouxe! Impossivel  selecionar apenas uma ou duas.
Terei que dividir Roma em fatias (como o Joaquim Barbosa está fazendo no julgamento do mensalão).

Roma é sedutora, magnífica, poderosa e linda! Linda demais!
Esse nosso encontro demorou tanto, atrasou tanto (medo de voar!) que acreditei até que não aconteceria.
Pensava:- vou morrer sem conhecer Roma. Não...não morri ainda, fui e voltei sem dar vexame no avião, bonitinha, sentadinha, parecia até que já tinha viajado muito por aí... rsrsr
E valeu cada segundo, cada passo, cada olhar. Tenho tudo guardado em minha memória, até os perfumes e as emoções.
As pessoas...são belas!  Generalizo porque gosto de pessoas, acho-as lindas, mas lá elas são exuberantes.  Os homens romanos são herdeiros daquele modo meio "deus grego", orgulhoso, altivo e bonito. As mulheres são moderníssimas, seus cabelos são cheios de brilho, seu andar é elegante, refinado.
É claro que vi pessoas comuns,  bonitas também, nem tão charmosas, mas prefiro falar das belas!

Prometo que farei uma postagem contando algumas situações engraçadas (claro que teve!) e também falarei sobre a falta de delicadeza de alguns romanos (sim, também teve!!! senão não seria Roma).

Agora vamos às fotos, começando nessa primeira postagem pelo Palazzo Venezia, chamado também de Altar da Pátria, onde encontra-se enterrado o soldado desconhecido, em homenagem a todos os soldados que tombaram na primeira guerra mundial e não tiveram um enterro digno.


Aqui estamos circundando o Palazzo Venezia: 
Um Deus, achei lindo, quem seria? vou ficar devendo essa informação.
detalhes encantadores
A Leoa que alimenta Romulo e Remo, conforme a lenda...



A partir de agora caminhamos em direção ao Coliseu. Digo a voces que foi um momento único em minha vida. Fiquei profundamente impressionada, comovida, e envolvida com as imagens que vi e fui fotografando.
Nunca pensei ver ruinas tão de perto, como também nunca imaginei que seriam tão deslumbrantes.
Até hoje me comove ver as fotos. Não queria mais sair daquelas balaustras em que me debruçava e ficava mirando aquelas maravilhas.




São as Ruinas do Forun Romano. Nunca me atreveria a explicar a voces o que é uma ruina ou outra, porque não sou historiadora. Sou apenas uma pessoa curiosa que ficou boquiaberta diante de tanta historia e beleza.


Só sei que por aqui passaram Julio César, Augusto, Trajano, Alexandre e muitos mais. Por aqui eram tomadas as decisões mais importantes do tempo de Roma Imperio, aqui havia o Templo de Saturno, o Teatro de Marcello, o Forun de Augusto, a Basilica de Massêncio.
Ali embaixo ve-se a Via Sacra, cortando as ruinas.  Ficava pensando nessas pessoas caminhando por alí, sentindo sua energia, imaginando como seriam, o que falavam, para onde iam?








Olha o mano posando para a posteridade rsrsrs!




Eu e a cunhada quase chegando ao Coliseu...


E essa é uma foto que eu amo!  Nem sei explicar porque. Para mim ela simboliza a beleza daquele lugar.

Como mostrar apenas algumas fotos? Na próxima postagem vamos ao Coliseu. Se der vamos ao Vaticano, senão, vamos "senza fretta", lentamente (é assim que se fala Kiko?) .
Beijos e até...


24 comentários:

  1. O que seus olhos captaram, emociona!
    As imagens são belíssimas, e valeu a pena você viajar de avião. Perdeu o medo, agora via viajar bastante!
    Ivani, tem um selinho pra você no meu blog, espero que possa participar. Se quiser o Meme, fique a vontade. eu agradeço!
    Beijos
    Zizi

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez, obrigada por me levar contigo em tua viagem. Adorei! Me emocionei e vi e senti. Você é única!

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
  3. Adorei rever a tão querida ROMA por aqui! Imagino tua emoção por lá! Vale cada pedacinho de calçada e monumento naquela cidade.

    Estou esperando os acontecimentos,rsrs

    Deve ter acontecido muitos.Tu, lindona, perdida por lá, com teus olhinhos espertos e emocionados, deves ter ganho alguns comentários dos romanos.Ainda mais lá sentada na Fontana di Trevi.Ali ninguém passa sem um deles,rs Adorei! beijos,chica e lindo dia!

    ResponderExcluir
  4. Como não se encantar?
    Quanta cultura, beleza, lindas construções, deusas, deuses e tb gladiadores pelo vc disse nas ruas, quero saber mais, saber tudo, ver mais fotos, quero tb ir a Roma, prometo que tb me comporto direitinhos senhores do Olimpo :)
    FELIZ por vc e seus muitos e lindos momentos vividos e suas eternas boas lembranças.

    ResponderExcluir
  5. Ivani querida,

    Estou me sentindo em Roma (como os romanos, não é?)e percorri os teus caminhos, me encantando com a beleza das fotos e dos lugares eternizados em filmes e por isto mesmo tão emocionantes de se ver "ao vivo".
    E ver pessoas é também um hábito que possuo deste criança e que sempre me valeu admoestações por parte dos mais velhos e hoje por parte dos mais novos... mas acho um hábito muito saudável.
    Gostei de ver o seu sorriso e a sua contagiante alegria...você deve ser uma ótima companhia em uma viagem...bem que poderíamos unir as amiguinhas de blogs e fazer uma bela excursão...já pensou que felicidade?
    Continue a nos mostrar as fotos enriquecidas por seus agradáveis comentários, está uma delícia te acompanhar, minha querida.
    Bjssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  6. Ivani, não tenha pressa de nos encantar com todas as fotos. Vale a pena vê-las. Muito bacana a postagem. É bom a gente ver as fotos tiradas por você porque não existe interesse em mostrar as coisas que fazem sucesso e sim a realidade que você gostou. Muito bacana.
    Para não ficar muito sério o meu comentário, conheci aqui no Brasil o bisneto do soldado desconhecido. Se você permitir vou dar uma cópia da foto do túmulo do "bisavô" para ele, rs...rs.
    Beijo carinhoso na amiga querida
    Manoel

    ResponderExcluir
  7. Roma é tudo isso, sim! E a cor? E a luz?
    Amo Itália em cada detalhe.
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Ai que delícia tudo isso. Estou viajando com você. Tudo é encantador, histórico e meio místico né. Mostra mais tudo. Coloca as 1.500 fotos que você tirou...kkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Cheguei atrasada para o voo mas ainda a tempo de viajar nas belas fotos que inebriaram teus olhos!
    Maravilhoso toda essa cultura, essa beleza.
    E estou muito feliz que as fotos são muitas. Vamos viajar bastante por aqui e também prometo me comportar!
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Roma é chique, linda, imponente, justifica que seja publicada em partes. Ver suas fotos me faz pensar que eu preciso passar num bom concurso logo para poder viajar muito por aí! Um abraço!

    ResponderExcluir
  11. Que viagem linda e daqui viajei também.
    Que delícia!
    Que lugares lindos, fiquei imaginando meu bem e eu lá também.
    Muito obrigada por esse momento lindo...beijinhos

    ResponderExcluir
  12. olà Ivani
    amiga estive aqui,li e não comentei porque estava apressada,mas agora voltei para te acompanhar nessa sua visita a cidade maravilhosa, eu estive là uma vez em Roma,
    e fiquei encantada com essa cidade,opulenta velha,e moderníssima, com mil esfumaturas.
    aqui a chamam de Roma ladrona,porque em Roma fica o centro do poder, e se sabe a politica, tem suas falhas e roubalheiras atè aqui.
    mas apesar de ser "ladrona"
    è uma ladra fascinante.
    não tenha pressa,nos delicie senza freta .

    bacione

    ResponderExcluir
  13. Lindo Ivani, caminhar pela história deve ser fantástico!
    Beijos,
    Beth

    ResponderExcluir
  14. Voltei querida!
    Bom dia Ivani!
    Estive no meu outro blog e vi seu doce comentário, por certo seremos grandes amigas, gostei da providência do número 127...somos 127 lá e aqui...muito legal mesmo.
    Um abraço e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  15. Ivani, minha querida,

    Desculpe o atraso, este foi mais um post que não me foi apresentado no blogger, rsrs. Adorei as fotos, ficaram fabulosas!
    O seu relato me evoca tanta coisa, parece até que eu te vejo sonhando em conhecer a Itãlia e depois se deslumbrando em viver a realização do sonho, rsrs.
    Mas também me lembra Fellini, vários filmes italianos e até passagens de livros que li, cujas estórias eram ambientadas em Roma, rsrs.
    E fico feliz com a felicidade que emana das suas palavras, rsrs.

    Beijo e - desde já - bom fim de semana, minha amiga!

    ResponderExcluir
  16. Oi Ivani, vim te conhecer e agradecer a visita. E chego ja me deparando com a querida Roma! Ahhhh nao é linda? Sabe que meu mais antigo sonho era ir a Paris? Bom, ja fui, amei, achei lindo e tal,mas sinceramente, desde Roma, deixei Paris pra segundo plano. Roma é mt linda, em casa esquina tem algo lindo, terno, grandioso pra fotografar, nao é? Voltei de la apaixonada!!

    Posso entender perfeitamente, teu encantamento:-)

    ResponderExcluir
  17. Obrigado pelos desejos lá na rolinha... Lindo dia e fds pra ti por aí!! beijos,chica

    ResponderExcluir
  18. Vim ver se tinha post novo por aqui, te visitar, rever Roma e ai fique a me perguntar:
    Por que esse ditado de quem tem boca vai a Roma?

    Beijos emeu carinho :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela explicação entregue a domicílio, vou ficar com sua explicação, dizer que aprendi no Google é mto clichê :)
      Quanto a Antonia Ivani, eu percebi pelo contexto que era vc, mas estranhei...rsrs
      E agora que me deu uma vontade de te chamar de Toinha?

      Excluir
  19. Sonho maravilhoso realizado, isso é bom demais!!! Viagem maravilhosa e fotos também! Delícia acompanhá-la nessa narrativa! Adorei! Beijos e um lindo final de semana!

    ResponderExcluir
  20. Ivani,
    Estou adorando viajar com você pela Itália.
    A cada final de postagem você nos deixa querendo mais!
    Acho que conhecer o Coliseu deve ser uma experiência única. Uma vez, um professor de história me disse que quando conheceu esse lugar ficou tão comovido que apenas conseguiu chorar. Desde então, sempre que alguém me diz que foi até lá, penso no quanto deve ter sido emocionante.
    A foto que você diz amar é linda mesmo! As árvores emoldurando a cidade...Ficou belíssima!

    Muitos beijos, minha amiga e até a próxima parada!

    ResponderExcluir
  21. Nossa que legal, deve ter sido realmente emocionante!

    ResponderExcluir
  22. Ivani, vim responder: aquilo era um restaurante alemão e é uma comida típica>Simples e boa. Um tipo de massa diferente, nada mais que isso,rs
    Linda semana p´ra ti, tudo de bom, beijos,chica

    ResponderExcluir