segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

à beira-mar





Quando o calor convida para um passeio, uma voltinha à tarde, na hora da fresca, sinto vontade de morar á beira-mar.
Pode ser que nem todos concordem, mas dificilmente uma caminhada é mais prazerosa do que na areia, descalça, deixando o finzinho da onda lamber seus pés.
Nesse último passeio á Ilha aproveitamos apenas um fim de tarde assim. Chovia, mas como estava calor, eu e minha mana resolvemos caminhar sob a garoa.
Chinelos nas mãos, muita vontade de andar e uma sacola de assuntos para desfiar. Só voltamos para a pousada quando a noite nos surpreendeu, quente e úmida, chuvosa, estávamos ensopadas mas com a garganta seca de tanto falar rsrsrs
Uma parada no supermercado da esquina para comprar umas latinhas de cerveja geladinha foi um sacrificio enorme...beber a cerveja depois do banho foi  quase insuportável.
Mas fizemos um tremendo esfôrço e conseguimos.  Conversar, rir e tomar cerveja em uma noite chuvosa na praia. Será que aguentariamos tanto sofrimento?
Eliana me liga sempre, pergunta: -quando vamos novamente?
Nem sei se quero repetir essa aventura. Foi muito divertido, os passeios pela ilha e nossa esticada até a Juréia foram uma delicia para os olhos e o paladar, mas...como é dificil voltar.
E nesses dias, como hoje, quando um calor insuportável teima em entrar pelas janelas e me incomodar, penso se gostaria de dar uma voltinha na beira da praia, com aquela garoa bendita batendo em meu rosto.
O que responder para a mana?
Ah! Eliana, é bem melhor ficar por aqui mesmo, sentir o suor escorrendo pelas costas, sem vontade sequer de cuidar da casa ou fazer uma refeição.
Não vamos repetir essa loucura,  para que? depois resta-me ficar aqui,  olhando pela sacada esse sol inclemente, essa brisa inexistente, esse inferno todo,  e morrendo de saudades... (não é Chica?)
Não querida, não vamos voltar tão já...é muito ruim sair de lá. Deixa assim como está. Quem sabe um dia vou com a mudança toda,  passarinhos, panelas e travesseiros?
Você iria morar à beira-mar?

34 comentários:

  1. Ivani, amiga muito querida. Estou aqui soltando fogos de artifício (apesar do caloooor) por ter conseguido passear pelas SAMAMBAIAS. O Google me permitiu.
    Que postagem gostosa de se ler, Ivani. O que tem de "ruim" é o passeio na praia e a cervejinha gelada. Com um calor desses a gente fica com muita água na boca.
    Toma coragem, menina e vai para a praia. Tomara que a Eliana a convença.
    Se for para lá, me liga, rs...rs, que eu quero uma caroninha na cerveja gelada.
    Muito bom ter conseguido passar por aqui.
    Beijo no seu coração.
    Manoel.

    ResponderExcluir
  2. Essa foi pra mim.

    Claaaaaaaaaaaaaaro que quero morar por lá.Adoro o mar e a vida simples sem frescuras, sem trânsito, supermercado cheio, etc...e falta de segurança.

    Hoje fui dar uma faxina geral nos pés, mãos, no salão aqui na esquina, quase se morre de medo de andar nas ruas desertas, pois o povo todo tá na praia.

    Nem me fala em andar na praia. Íamos à pizzaria, restaurante, ´raça do neno, tuuuuuuudo pela beira da praia e até no super...

    E aqui? Nem te falo!!!rs Imagino o quanto deves ter SOFRIDO junto com a ELIANA... Vai novamente e já sabendo da volta.Fazer o que? É melhor pouco do que nada,né? Vamos nos contentar,rsrs beijos, chica( com pés inchados de tanto calor aqui. Acho que enquanto estive fora, em 3 semanas o infernos se transferiu... beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. IVANI, se eu gostaria de morar à beira mar??? Eu amaria!!!
    Final de semana fui para a prai;. a noite dá para ouvir o som do mar, embora meu ap não fique à beira mar. Eu amo o som do mar, a brisa do mar, a cor do mar!!! Amoooooo!!!!

    bs de mar

    ResponderExcluir
  4. Ivani querida, creio que sou uma das pouquíssimas pessoas que não curte praia. Pode ser pela distância imensa e falta de transporte adequado (avião), porque de carro até praias com paisagem bonita, que gosto muito, leva-se quase um dia inteiro, fora o estresse das estradas.
    Então, prefiro curtir a serra gaúcha, tendo como ponto de parada Gramado.
    Mas confesso que prefiro minha casa, com minhas coisinhas, meus bichinhos, mesmo que no verão escalde e no inverno congele.
    Lembrando sempre, tendo saúde física e driblando a depressão a vida é maravilhosa no norte, no sul, no leste ou no oeste!
    Beijinhos,
    Beth.

    ResponderExcluir
  5. Se eu iria morar à beira-mar?
    Ivani, com este calor que está fazendo é tudo que eu quero.Mas evito ir, pois poucos dias não vale à pena, parece que todos resolvem descer e subir ao mesmo tempo, é muito stress! Masss, quando me aposentar é o meu sonho. Ter tempo para fazer tudo o que me dá prazer, inclusive me dedicar mais ao meu amado blog e as minhas amadas amigas.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Ivani triste é ter saudades do que nunca viveu...feliz daquele que sofre de saudades de momentos vividos... E não tem essa não, vamos viajar muito, e já vou falando "não pode quebrar ventiladores, basta desliga-los, eu avisei...rsrsrsr". Vamos fazer um pacto: pelo menos uma vez por ano nós duas "SÓ NOS DUAS" vamos fazer uma viagem, não importa a distancia, o tempo, praia ou campo, o que importa é que depois de cada uma agente morra de saudades....Fechado?

    Te amo,

    Beijos

    Eliana

    ResponderExcluir
  7. Ai amiga,iria correndo,adoro o mar,a areia,as noites enluaradas,a brisa em meu rosto e a cervejinha gelada no quiosque de meu amigo Sorriso Carioca,lá do Recreio dos Bandeirantes...e à tardinha,curtir o por do sol,a cervejinha novamente,estupidamente gelada.
    E o que te prende,amiga?Junta as tuas coisas e vai...vai viver a vida que te atrai...caminhar na areia,sentir a brisa e olhar as gaivotas.
    Uma semana feliz para vc,Ivani.
    Bjsssss carinhosos,
    Leninha

    ResponderExcluir
  8. IVANI, ESTE É MEU SONHO!MORAR À BEIRA MAR, INVERNO E VERÃO!!ADORARIA!AMADA, VC ESCREVE COM A ALMA!!EU AMO LER SEUS TEXTOS!!BJS!!

    ResponderExcluir
  9. Morar a beira mar...tentador.
    Sentir a brisa do mar, o cheiro, o barulho das ondas, os pés descalços a pisar a areia deixando marcas que as ondas logo tratam de retirar...Bom demais!
    Bjo com sabor de mar...
    Débora

    ResponderExcluir
  10. Minha querida Ivani,

    Por favor,dê uma outra olhada no Tudo a Ver...coloquei a vista que se tem do Soberbo,como me pediu.Agora,se quiser ao vivo,junte armas e bagagens e venha nos visitar.Será muito bem vinda.
    Bjsssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  11. Sua postagem me fez relembrar um sonho recorrente que tenho, onde o mar é o cenário, mas inacessível. Às vezes ele está cercado por arame farpado, às vezes vira lama quando chego perto. Alguém saberá explicar isso.
    Mas, apesar de adorar o mar, moro e sempre morei muito longe dele. E pude visitá-lo poucas, muito poucas vezes. Mas, como você diz nesse belíssimo texto, é melhor não ir porque é muito difícil voltar.
    Para compensar essa falta que sinto do mar, ganhei do meu genro, que é geólogo mas um artista nas horas vagas (http://www.ateliervidal.blogspot.com/), uma tela linda onde o mar dá seu espetáculo eterno. Está na parede, em cima da minha cama. Nunca mais sonhei com um mar inacessível.

    ResponderExcluir
  12. Quanto calor, "beber cerveja foi quase insuportável..."Que dias difícies e tenho certeza que você e a Eliana farão novo sacrifício!
    Não tenho vontade de morar na praia não. Já escrevi uma vez que com o mar não tenho intimidade! Mas, se tiver que ter areia no meu caminho, que seja da praia!
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Lindo o seu texto.
    Eu moro à beira-mar, bem junto ao enorme Oceano Atlântico.
    Acho que não saberia viver noutro lugar.
    Beijo

    ResponderExcluir
  14. ai Ivani neste frio que esta aqui, eu daria nem sei o que para estar a beira da praia com um copo de gelada.
    você acredita que estou sem água ha dois dias,
    porque a água gelou nos canos e não desce.
    ninguém merece.


    baci

    ResponderExcluir
  15. Ivani, que gostoso passear nas suas palavras, reviver suas lembranças do passeio e aproveitar uma caroninha e passear junto pelas areias da praia... Adoro seu jeito de escrever minha amiga, é bom demais e nos faz imaginar as cenas...

    Sabe, gosto de ver o mar, ver o céu juntinho dele, caminhar pela areia, mas só nas férias... sou muiiiiiiiiiito o nosso interior, nada me faz sair da terrinha vermelha, rsrs... amo as montanhas, os vales, e de quebra o meu lindo Rio que corta a cidade, tem cheirinho de praia com os peixes assando no tambor... Saio daqui não!rs

    Beijos gigantes no seu coração.

    Fica com Deus.

    Su.

    ResponderExcluir
  16. Ivani querida
    Eu ADORO seus posts!
    Me divirto, fico emocionada com vc...
    Bom demais caminhar na praia, tomar cerveja gelada e ficar de papo com quem a gente gosta!
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  17. Beber umaslatinhas de cerveja geladinha em noites quentes e úmidos? - ah ninguém merece isso, rsrsrsr.

    Morar na praia é o meu maior sonho de consumo - caminhar de manhãzinha e de tardizinha na areia molhada, cervejinha gelada para hidratar, viver ao compasso das ondas do mar... quem sabe um dia...

    beijinhos de boa noite querida amiga.

    ResponderExcluir
  18. Eu já morei no algarve bem perto do Oceano. Tinha hora e meia de almoço e nesse tempo ia á praia tomar uma banhoca.
    quando ficavamos a fazer serão o patrão pegava em nós (trabalhave eu e o pai da Finalinta no mesmo sitio) e na mulher e já ás tantas da manhã iamos dar um mergulho no oceano....
    Outros tempos...

    Sim, aqui é terça feira de carnaval não é feriado nacional mas sempre ficamos em casa, mas na semana passada o nosso 1º. ministro ordenou que se trabalhasse nesse dia, claro que os patrões gostaram de ouvir isso mas a 15 dias é que se informa um Pais?? Quanto dinheiro já foi gasto a contar com os desfiles, quanta gente não estava á espera de fazer algum dinheirinho extra com os foliões e agora toca a trabalhar...
    Eu não gosto de carnaval não é por vir trabalhar é que p agendamento escolar tinha terça feira como não havendo aulas só começam na quinta feira, quantos pais assim como eu não tem onde deixar o filho nesse dia??.
    E aqui trabalhamos por agenda e já está muito em cima para conseguir agendar trabalho para os colegas , eles tem de vir para aqui para o escritório..... e depois diz o 1º. ministro que somos um País de Piegas.... Acho que vai haver mais prejuizo do que lucro mas enfim...
    Beijocas e desculpa de tanta conversa é só para entenderes..

    ResponderExcluir
  19. Está sim nos meus planos morar pertinho da praia, de preferência no Rio de Janeiro, pertinho da minha irmã. Antes calor lá com um "marzão" por perto do que aqui em Marília, a 500 km de qualquer água salgada (e doce também).
    Faz 2 dias que nem água na torneira tem, é mole?
    Quanto a não ir para não ter que voltar, nunca saberás se vai ser bom ou ruim se não for.

    Lindo post.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. MINHA QUERIDA, PREFIRO O MATO, ACHO QUE É PARA O MEIO DO MATO QUE IREI QUANDO ME APOSENTAR, AINDA BEM QUE O MARIDÃO TAMBÉM ADORA.
    MAS COM O CALOR QUE ESTÁ FAZENDO, MORAR A BEIRA MAR IA BEM, E COMO! E AS GELADINHAS, ESSAS CAEM COMO UM REFRESCO PARA A ALMA, NÉ?!
    ADORO CAMINHAR NA AREIA, DE PÉS DESCALÇOS.
    BEIJINHO MINHA LINDA!!!

    ResponderExcluir
  21. O que mais posso dizer??? OBRIGADÃO!!!beijos,chica

    ResponderExcluir
  22. oi ivani
    menina seu sobrinho escolheu o período errado pra vir conhecer a Itália.
    porque por aqui esta um caos por causa da neve e do gelo.
    muita gente com pernas,tornozelos quebrados,porque cai na rua, eu estou sem água por que a água gelou nos canos e não desce,sem falar que esta morrendo muitas pessoas que vivem na rua.
    os trasportes públicos então..
    eu quase não estou saindo de casa,porque com as estradas geladas,basta freada forte e o carro pode sair fora da estrada fazer um acidente,meu marido fez um pequeno acidente, não se fez mal,mas tivemos mais de mil euros de prejuízo.
    diga a seu sobrinho que o período melhor pra conhecer a Itália é na primavera.
    inicio de abril.


    baci

    ResponderExcluir
  23. OI Ivani querida!
    Tive o prazer de te conhecer mais um pouquinho lá na Claudia e adorei.
    Passei para uma visita de comadre e te desejar um final de semana recheado de coisas boas!
    Bjo grande!
    Débora

    ResponderExcluir
  24. Ivani querida,
    Bom dia!!!

    Está um dia quente e ensolarado,lembrando a sua praia,só que na serra.
    Vim reler o teu alegre post,pois o dia me lembrou você.
    Voltei a escrever as memórias de criança no Sonhos e Encantos...dê uma olhadinha.
    Um final de semana ensolarado e feliz para vc.
    Bjsssssss,
    Leninha

    http://leninha-sonhoseencantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Ivani, eu iria sim, quem não sonha com a casinha à beira-mar? :) Embora eu tb sonhe com uma casinha no campo... ainda não me decidi totalmente.
    Mas acho muito bom, sim, passear na areia molhada, bem pertinho da água, é muito bom mesmo!
    Quanto sofrimento vc passou com a sua irmã, cervejinha gelada e tudo, tou morrendo de pena... :))
    Aqui tá frio, máxima de 10º, apetece mais um chá ou café quentinho.
    bjs

    ResponderExcluir
  26. bom dia moça querida!

    vim passear na areia, e por enquanto vou no suquinho de laranja, rs...

    uma linda sexta-feira pra ti, o céu tá lindo... azul azul... só falta o mar, mas me contento com o rio...rs

    beijinhos.

    Su.

    ResponderExcluir
  27. Bom dia amiga, lindo texto eu preciso do mar e do sol para viver..kkk
    Bom domingo
    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  28. Ivani...
    vim agradecer o carinho e claro que vou mexer bem na terrinha pra que essas b...de ervas se mandem...Kiko há de ficar bom...beijos,linda semana, obrigadão, chica

    ResponderExcluir
  29. Oi quelida lindas unhas eu adorei.
    Obrigada a Mônica me enviou
    Boa semana
    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  30. oi ivani
    aqui hoje tem um belo sol,mas esta fazendo frio,mas pelo menos o sol saiu.
    hoje è um belo dia ensolarado,coisa que não acontecia a mais de 12 dias,sera porque hoje é o dia dos namorado.
    bacione

    ResponderExcluir
  31. palavras para que? se tudo o que pude ler esta tudo escrito mas agradeço esta linda leitura que olhos percorrem sem parar beijos e continuação de boa semana

    ResponderExcluir
  32. Ivani, obrigada pelo comentário.
    tenha uma boa semana.
    beijo da Nina

    ResponderExcluir