quarta-feira, 29 de setembro de 2010

nossas crianças

Ontem passei por uma experiência um tanto desagradável ao conversar com  uma pessoa que conheço muito pouco, apenas de encontros eventuais pelas imediações de meu predio.
Eu estava com minha netinha de apenas l ano e três meses, e essa senhora foi muito deselegante ao afirmar, sorrindo: - se meu filho resolver ser pai, essa criança que nascer não terá avó. E eu não vou ajudar a cuidar, porque nunca vou abrir mão de minha vida para ficar em casa com criança.
Sorri e disse que ela não deveria pensar assim, porque nunca sabemos o que virá amanhã.
A tal senhora continuou falando mais algumas bobagens e eu continuei meu passeio com Lara, que já começava a dar sinais de cansaço.
Em casa me surpreendi pensando naquele assunto e em como certas pessoas são amargas, pobres de amor, carregadas de maus pensamentos. Eu que sempre achei que aquela era uma bela mulher tive uma enorme decepção ao notar que trata-se apenas de embalagem, aliás, embrulho para presente, bonito e cheio de laços, o que não significa que seja algo valioso. Você pode se surpreender ao abrir o pacote e encontrar apenas papel amassado, velho e embolorado.

Como pode alguém não gostar de netos?  Como pode alguém olhar com desdém para uma criança, para um bebê sorrindo? Como posso eu ser tão boba e perder tempo pensando nessa mulher...
Isso me assusta, porque sem querer penso em crianças maltratadas, abandonadas, famintas, e são tantas nesse mundão de meu Deus. Porém,  eu me recuso a pensar que elas tenham avós.
Se têm, devem estar no mesmo barco de sofrimentos e misérias, porque senão jamais se permitiriam assistir a dor de uma criança, principalmente de suas crianças.
Eu quero e preciso acreditar que uma avó só aceita essa provação, quando todas as chances de ajuda, para ela e para os seus, forem totalmente esgotadas.
Agora volto ao meu assunto de ontem.  Essa mulher não sabe (e nunca saberá!) o que é ter um neto nos braços.  Mesmo que seu filho lhe dê netos, ela não saberá, porque não tem sensibilidade para saber.
Mesmo que carregue em seu seio aquele corpinho macio, quentinho, ela não dará valor, porque não tem alma de mãe, portanto, não pode ser avó. Será apenas uma mulher carregando um bebê. Que triste isso!







A alegria do primeiro sorriso olhando nos seus olhos, a primeira vez que levantam a mãozinha para tocar seu rosto... e quando dizem vovó então..isso vale todas as penas  Valeu ter chegado até aqui e ser avó.
São seis os meus netos. Tão diferentes um do outro como têm que ser, e tão iguais em meu coração e nos meus pensamentos como eu quero que seja.
Tenho orgulho deles  - são lindos, perfeitos, felizes. São crianças,  acima de tudo. E também estão acima de todos os problemas que eventualmente nós adultos tenhamos que enfrentar.  É assim que deve ser.
Para uma pessoa amarga, isso não tem valor algum, assim como suas vidas não tem sentido algum.
Para uma mãe e avó apaixonada por sua prole, como conheço muitas e muitas, felizmente, a oportunidade de ver seus tesouros crescendo saudáveis, não tem preço...
Será que vale a pena uma postagem só para falar nessa mulher azeda? Tenho certeza que vale, porque para uma pessoa azeda existem milhões de pessoas doces e suaves. Não importa o nível social, nem o cultural e muito menos a aparência, o que importa é o conteúdo. É abrir o pacote e encontrar um sorriso, um afago, uma palavra doce.
A essas pessoas especiais eu levanto meu brinde, saúde! tim-tim...




as gravuras eu garimpei no Google.

6 comentários:

  1. Tim-tim, querida vovó!!! Linda e excelente contadora de histórias deve ser vc! Quem não gostaria de ter uma avó como vc, Ivani??? Seus netos é que foram presenteados!!!
    Beijocas mil!!! Bela.

    ResponderExcluir
  2. Isso pq vc não viu as dondocas que vão levar seus filhos na escola acompanhadas por 2 babás e sequer pegam essas crianças no colo ou dão um beijo .....então pq vão?Mande a babá sozinha de uma vez......Detesto gente assim!Dá uma peninha dos pequeninos que ficam com a cabecinha a mil por hora!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Embora eu saiba que isso é mais comum do que gostaríamos (o azedume da mulher que vc mencionou) eu prefiro acreditar que existem muuuuuuito mais amor, mães e avós que amam as suas crias incondicionalmente!
    Infelizmente algumas mulheres apenas geram e dão a luz...jamais serão mães...tampouco avós...
    Essa condição nasce na alma, assim que cruzamos o olhar com esses presentinhos de Deus!!!! Beijos e tim tim!

    ResponderExcluir
  4. Muito triste essas situações né? A imagem da avó, é sempre tão pura...tão gostosa de lembrar...mas sempre existe em algum lugar uma avó "bruxinha", talves por ter sido mal amada a vida toda! Os meus filhos"seus netos" são abençoados dos dois lados,"avó materna e avó paterna", Graças a Deus!
    Eu agradeço a Deus poder estar com minhas crias... o amor da avó é sempre mais gostoso do que o da mãe... Avó é aquela que recebe no fim de semana cheia de amor e saudade, vem visitar e sempre o dia é curto pra completar o coraçãozinho dos pequenos...Sei que se fosse preciso uma das avós para ajudar criar meus filhos, elas estariam lá com o coração cheio de amor, tempo, e respeito...Que ótimo te ter como avó dos meus Filhos...
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. É querida, a vida é assim, como tem pessoas ridiculas nesse mundo. Sabe o que essa pessoa transmitiu para você """INVEJA""" sua boba, vai saber se o filho dela não é viado.....
    Eu queria ter tido uma avó como você...

    BEIJOS

    ResponderExcluir
  6. O Edisom esta certo é pura inveja mesmo, e só completando...o filho dela deve mesmo ser viado, ela transou uma unica vez só para parir e não atingiu o orgasmo....concluindo ela É "MAL AMADA"rsrsrsrs
    Sabe Ivani existem pessoas que nascem defeiuosas, sem a condição de AMAR e serem AMADAS, aí meu bem da nisso, nesta senhora por exemplo... azar o dela...
    Beijos
    Eliana

    ResponderExcluir